Quarta-feira, 29 de Junho de 2011

CDS - Mistura de Boys, Girls e Oportunistas

Analisando a composição deste Governo de coligação PSD/CDS, aberto a independentes, e verificando a quota de governantes atribuída ao CDS, a mesma constitui uma verdadeira "salada russa", tanto é a misturada de boys e girls que vivem da política, que nunca fizeram outra coisa na vida que não política, aliada a oportunistas e arrependidos que, à última hora, se converteram ao portismo.

 

O CDS ficou com 3 Ministérios. O Ministério dos Negócios Estrangeiros foi entregue a Paulo Portas, que assim conseguiu ficar com o Ministério que tanto ambicionava, desde os tempos dos Governos presididos por José Manuel Durão Barroso e Pedro Santana Lopes. Se alguém tinha dúvidas sobre a conversão de Paulo Portas aos ideiais federalistas da União Europeia, ideiais esses que ele tanto criticou enquanto Director de "O Independente", essas dúvidas ficaram por completo dissipadas.

 

O Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente, das Cidades e do Ordenamento do Território foi entregue a Assunção Cristas. Nada me move contra a pessoa em causa, e, tanto quanto julgo saber, é uma eminente jurista da nova vaga, sendo ainda Professora Universitária. Porém, Assunção Cristas é uma pessoa com pouca ou nenhuma experiência nas áreas que vai tutelar. Como durante a última campanha eleitoral o CDS chamou a si a causa da lavoura, e como Assunção Cristas sempre foi uma fiel escudeira de Paulo Portas, a sua nomeação para Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente, das Cidades e do Ordenamento do Território mais não foi do que um duplo prémio. Prémio para o CDS, que ficou com uma pasta pela qual tanto se batera, e prémio para a nomeada, por ser uma acérrima apoiante de Paulo Portas, pese embora a mesma perceba tanto de agricultura como eu de chinês.

 

O Ministério da Segurança Social foi entregue a Luís Pedro Mota Soares. Luís Pedro Mota Soares é o exemplo típico do boy que sempre viveu na política, da política e que não sabe fazer outra coisa na vida que não política. Não se conhece outra actividade profissional a Luís Pedro Mota Soares que não a de político. Foi líder da JP, e um dos apoiantes de Paulo Portas desde a primeira hora. Além de que não lhe são conhecidas quaisquer competências e conhecimentos a nível profissional na área que vai tutelar. Pelo que a sua nomeação para Ministro da Segurança Social foi mais um prémio por Luís Pedro Mota Soares ser um indefectível e acérrimo devoto de Paulo Portas desde a primeira hora. É pois mais um job para um boy.

 

Passando aos Secretários de Estado entregues ao CDS, a situação é quase de todo idêntica. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros foi entregue a Vânia Silva e a Secretaria de Estado do Turismo foi entregue a Cecília Meireles. Sou suspeito para falar das pessoas em causa, porque jamais esquecerei um lamentável episódio que as pessoas em causa, juntamente com outras, protagonizaram num Conselho Nacional da JP realizado na Guarda em 1996, onde insultaram sem apelo nem agravo o então Presidente do então PP, Dr. Manuel Monteiro, e depois tiveram o desplante de fazerem afirmações descabidas ao "Diário de Coimbra" onde, para além de terem voltado a insultar o Dr. Manuel Monteiro, tiveram o topete de requerer a filiação no então PP, tendo a Concelhia de Coimbra, e muito bem, recusado essa mesma filiação, só se tendo filiado no partido depois de Paulo Portas ter ascendido à liderança. Desde aí sempre foram fieis devotas de Paulo Portas, sobretudo no Distrito do Porto, não lhes sendo conhecida o exercício de outra actividade profissional que não a política. Vivem na política e da política, pelo que as suas nomeações para as respectivas Secretarias de Estado mais não são do que prémios de consolação por serem igualmente fieis escudeiras de Paulo Portas.

 

A Secretaria de Estado da Administração Interna foi entregue a Filipe Lobo de Ávila, que igualmente cresceu na política à sombra do portismo, e é também um dos apoiantes desde a primeira hora de Paulo Portas. Filipe Lobo de Ávila é conhecido pela actividade política que exerce, e não pelo exercício de outra actividade profissional. Pelo que julgo saber, não lhe são reconhecidos conhecimentos e experiência em matéria de Administração Interna, pelo que a sua nomeação para Secretário de Estado da Administração Interna também mais se assemelha a um prémio de consolação por também ele ser um dos fieis escudeiros de Paulo Portas.

 

A Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais foi entregue a Paulo Núncio e a Secretaria de Estado das Florestas foi entregue a Daniel Campelo. São pessoas que são reconhecidas pelas profissões que exercem, e com provas dadas no exercício das suas profissões. Paulo Núncio é um Advogado especialista em Direito Fiscal, e, pelo que me é dado a conhecer, um dos maiores fiscalistas portugueses, e Daniel Campelo, para além de ser agricultor, é Docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, sendo pessoas que não precisam da política para viver, ao contrário de outros indivíduos.

 

Porém, quer Paulo Núncio, quer Daniel Campelo, sempre foram acérrimos opositores internos de Paulo Portas, e, de um momento para o outro, converteram-se recentemente ao portismo. Custa a crer como é que quer Paulo Núncio, quer Daniel Campelo foram capazes de fazer uma viragem de 180 graus para se aproximarem de Paulo Portas, se bem que em política já nada me surpreende.

 

Resumindo e concluindo, a quota do CDS neste Governo mais não é do que uma verdadeira salada russa de boys, que sempre viveram da política e não sabem fazer outra coisa que não política, de pessoas sem qualquer espécie de experiência nas funções que vão tutelar, e de verdadeiros malabaristas que eram acérrimos opositores internos de Paulo Portas e que disseram dele o que Maomé não diria do toucinho, e que, de um momento para o outro, deram verdadeiras cambalhotas, tendo-se convertido ao portismo, por razões que a razão desconhece.

publicado por novadireita às 17:24
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

23
25
26
27
28

29
30


.posts recentes

. Revisão de Feriados

. Mais Atrasos nos Pagament...

. Arquivada Queixa-Crime Co...

. Doutor Manuel Monteiro

. Rei Ghob - E Agora Senhor...

. Terrorista Impune

. Congresso do PSD - Mais D...

. Combustíveis Voltam a Aum...

. 11 de Março de 1975; 37 A...

. Paragem Carnavalesca

.arquivos

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

blogs SAPO

.subscrever feeds