Quarta-feira, 20 de Outubro de 2010

Alternativa para o Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados

Em Junho último, escrevi um artigo neste blogue, onde disse que o Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados (CDCOA) se encontrava engajado a uma candidatura para Bastonário e Conselho Geral da OA.

 

Isto porque a lista oriunda do CDCOA ainda em funções, encabeçada pelo Dr. Mário Diogo, estava e está associada à lista para Bastonário e Conselho Geral encabeçada pelo Dr. Fernando Fragoso Marques. E que tal engajamento, para além de quebrar toda a tradição coimbrã de não envolvimento na disputa do cargo de Bastonário, significava que o CDCOA iria prosseguir a sua política de achincalhamento, de afronta e de hostilização permanente ao Bastonário da OA.

 

Apelei nesse artigo que escrevi ao aparecimento de uma candidatura alternativa à candidatura do Dr. Mário Diogo ao CDCOA, sob pena de nas próximas eleições ter que votar nulo na lista para o CDCOA. Sei que esse mesmo artigo foi lido e comentado por alguns Colegas. E houve inclusivamente Colegas que me felicitaram pelo artigo que escrevi.

 

Felizmente que os meus apelos não cairam em saco roto. Com efeito, existe uma lista alternativa à candidatura de Mário Diogo ao CDCOA. Essa lista, encabeçada pelo Dr. Fausto Costa Ferreira, tem um programa válido e credível para o exercício da profissão de Advogado, indo ao anseio e ao encontro dos problemas dos Colegas, propondo uma descentralização do CDCOA, criando um gabinete de apoio ao Advogado, pugnando por uma urgente revisão das custas judiciais, pelo fim da privatização da Acção Executiva e pela administrativação do Direito da Família e do Processo de Inventário, e ainda da desjusdicialização da Justiça, defendendo o reforço do papel do Advogado, tudo em nome de uma Advocacia com Futuro, que é precisamente o lema da lista.

 

A equipa escolhida pelo Dr. Fausto Costa Ferreira, da qual, e com que honra, faço parte, tendo aceite o honroso convite que me foi dirigido pelo futuro Presidente do CDCOA, é de grande qualidade, e está à altura de proceder à renovação do CDCOA, de modo a que o CDCOA passe a ser o espaço de todos os Advogados e Advogadas que exercem a sua profissão no Distrito Judicial de Coimbra, e não de uma oligarquia de alguns Colegas, que são quase sempre os mesmos, como se o CDCOA fosse uma espécie de "couto de caça privado" desses mesmos Colegas, onde há Advogados de primeira e Advogados de segunda.

 

É pois altura de renovar o CDCOA. Vai ser um combate muito dificil e desigual, já que se vai enfrentar uma lista que tem o apoio do aparelho em funções, contando com o funcionamento da máquina desse mesmo aparelho. Mas não vai ser impossível vencer esse combate, pois estou convicto que a grande maioria dos Colegas se revê no nosso programa.

 

Há pois uma alternativa válida e credível para o CDCOA, composta por Colegas que na sua grande maioria nunca exerceram cargos na OA, mas que entendem que o CDCOA tem que defender os interesses de todos os Colegas que neste Distrito Judicial exercem a sua profissão, em vez de passar o seu tempo a afrontar, a humilhar e achincalhar o Bastonário da OA. Têm pois a palavra os Advogados e as Advogadas do Distrito Judicial de Coimbra.

publicado por novadireita às 10:30
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De João Sousa a 25 de Outubro de 2010 às 19:56
Folgo que o colega tenha enviado esta missiva em nome do Presidente que encabeça a lista de que faz parte.
Registo que o colega tenha como motivo único distintivo para se candidatar o facto da Lista E haver entendido posicionar-se ao lado duma visão democrática e participativa para a Ordem dos Advogados em alternativa a uma autista e autocrática que nada mais deixará dos que cinzas se durar três anos mais.
E fala quem sabe o que é ter de gerir uma estrutura local com a atrofia provocada por um bastonário que não tem palavra.
Aliás, espanta-me o seu súibito interesse na Ordem quando nos passados 3 anos não me recordo de o ter visto uma única vez nas dezenas de iniciativas do agrupamento da sua área.
E se se insurge contra o aparelho da lista oponente quem sabe não beneficiará do aparelho do CG que vos apoia. Esse sim, tem os meios necessários.
Quanto ao resto do programa que refere, saúdo-o. É comum a todos os Advogados (mesmo os da lista oponente) com excepção, quiçá, do Conselho Geral re-candidato que vos apoia.
Mas as suas opiniões, caro colega, são bem-vindas se vierem por bem, com diz o poeta. E ainda bem que as eleições para o CDC vão comportar mais do que uma visão para o que queremos da nossa Ordem.
Tem assim razão o colega: Têm a palavra os Advogados e as Advogadas do Distrito Judicial de Coimbra.
Apresento-lhe os meus melhores cumprimentos, com uma saudação fraternal, desafiando-o a publicar este humilde comentário.


De novadireita a 26 de Outubro de 2010 às 18:28
Agradeço e retribuo os cumprimentos que o Exmo. Colega me endereça, enviando-lhe a minha colegial e fraterna saudação.

Em primeiro lugar o texto que publiquei neste blogue foi por minha auto-iniciativa, e não a pedido nem em nome de quem quer que seja. Sempre pensei e agi de acordo com a minha cabeça, e nunca a mando de ninguém.

Os motivos pelos quais me levaram a aceitar o convite para integrar a Lista C, candidata ao CDCOA nas próximas eleições, são os da absoluta e imperiosa necessidade de renovação que o CDC necessita. O CDC tem que ser um espaço pertencentes a todos os Advogados do Distrito Judicial de Coimbra, e não uma espécie de couto de caça privado de alguns Colegas, assente numa estrutura aparelhística e obsoleta, em que os seus dirigentes são sempre os mesmos. Permita-me que lhe diga, mas o CDC mais parece uma estrutura distrital ou concelhia de um partido político, em que os dirigentes são quase sempre os mesmos.

Tem razão o Colega quando diz que nestes últimos 3 anos não me viu nas várias iniciativas do agrupamento da minha área. Tal deveu-se ao facto de, para além de acontecimentos da minha vida pessoal me impedirem de participar nessas iniciativas (trabalhar em Santa Comba Dão, viver em Coimbra e ter a mulher a viver em Tomar, só estando com ela ao fim-de-semana é dose), não querer associar-me a um CD em que a única coisa que soube fazer foi lançar ataques deploráveis a abomináveis ao Bastonário da Ordem dos Advogados. Mas, com em tudo na vida, há sempre uma primeira vez. Se me permite, digo-lhe que os meus interesses pela OA já vêm desde 2004, quando apoiei a lista ao CG encabeçada pelo actual Bastonário.

Quanto aos ataques que o Colega dirige ao Senhor Bastonário da Ordem dos Advogados, de quem, de resto tenho a honra de ser Amigo, ao ponto de dizer que ele não tem palavra, lamento esses mesmos ataques. Se os mesmos me fossem dirigidos, puro e simplesmente os devolveria a procedência, dando-lhes a devida ignorância.

Quanto ao facto de a lista C ser apoiada pelo CG em funções, e que com toda a legitimidade se recandidata, tal afirmação é um profundo disparate da vossa parte. Ser apoiado pessoalmente pelo Bastonário da Ordem dos Advogados, que se encontra inscrito pelo CDC é algo bem distinto do que estar directamente engajado a uma lista candidata ao CG. Além de que a lista E, da qual o Colega apoia (não sei se faz parte da mesma ou não), a aparecer associada a uma candidatura ao CG, desvirtuou toda a tradição coimbrã de não aparecer associada directamente às candidaturas ao CG.

Quanto ao facto de a lista E ter-se decidido posicionar ao lado de uma visão democrática e participativa para a OA, isso, no mínimo, dá-me vontade de rir. Democracia foi coisa que não existiu na OA até à vitória de António Marinho e Pinto em 2007. E vocês querem voltar a por a lei da rolha, o peso das oligarquias e dos grandes escritórios de Losboa a mandarem na OA.

Têm pois a palavra os Advogados e as Advogadas do Distrito Judicial de Coimbra. Palavra essa que espero vivamente que seja de mudança e de ruptura com um CDC caduco, obsoleto e aparelhístico, cujo fito principal é, para além de se engajar à oligarquia lisboeta, atacar um Bastonário que se encontra inscrito pelo CDC, e que foi eleito por uma larga maioria.

Mais uma vez, renovo-lhe os meus cumprimentos e a minha saudação fraterna.


De Anónimo a 11 de Novembro de 2010 às 16:59
E agora senhor independente e não engajado?....:
AS LISTAS QUE APOIAMOS PARA OS DIVERSOS ÓRGÃOS
Meus caros Colegas


Para que não haja quaisquer dúvidas, são estas as listas que apoiamos para os vários órgãos da ordem nas eleições do próximo dia 26 de Novembro.

Bastonário e Conselho Geral: Lista C (Encabeçada por A. Marinho e Pinto)

Conselho Distrital de Lisboa: Lista C (Encabeçada por Jerónimo Martins)

Conselho Distrital do Porto: Lista C (Encabeçada por Rocha Neves)

Conselho Distrital de Coimbra: LISTA C (Encabeçada por Fausto Costa Ferreira)



De novadireita a 11 de Novembro de 2010 às 17:22
Este comentário é tão ridículo e tão despropositado que não merece qualquer comentário. Ainda para mais quando o mesmo é feito sob a égide do anonimato, o que releva cobardia do seu autor, que tanto pode ser um homem, uma mulher ou um travesti.

Ao menos dê a cara.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

23
25
26
27
28

29
30


.posts recentes

. Revisão de Feriados

. Mais Atrasos nos Pagament...

. Arquivada Queixa-Crime Co...

. Doutor Manuel Monteiro

. Rei Ghob - E Agora Senhor...

. Terrorista Impune

. Congresso do PSD - Mais D...

. Combustíveis Voltam a Aum...

. 11 de Março de 1975; 37 A...

. Paragem Carnavalesca

.arquivos

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

blogs SAPO

.subscrever feeds